Após o exame de refração, onde avaliamos o grau do paciente, realizamos o exame de Biomicroscopia com o auxílio da Lampada de Fenda, este aparelho nos permitirá um exame detralhado da parte anterior do olho, onde observamos a presença da catarata.
A catarata possui uma evolução lenta, onde observamos, no início, uma leve opacidade que poderá progredir para uma perda total da transparência ao longo dos anos.
No momento, o único tratamento para catarata é cirúrgico.
Juntamente com o paciente, o médico oftalmologista decidirá o melhor momento para realizar a cirurgia de catarata: esta catarata está baixando significativamente a visão? O paciente possui algum prejuízo nas suas atividades do dia-a-dia devido à presença da catarata? Entre outros aspectos que avaliamos em consulta.
A cirurgia se baseia na remoção do cristalino opacificado e colocação de uma lente intraocular, que restabelecerá a transparência necessária para uma visão adequada.
Com a cirurgia de catarata conseguimos neutralizar o grau do paciente com esta lente implantanda, conseguindo corrigir graus de miopia, hipermetropia e também astigmatismo.
Pode ser optado também por lentes multifocais, que ajudaram tanto na visão de longe quanto na visão de perto.