Informação

Entenda o que é Glaucoma

Geralmente o glaucoma de angulo aberto afeta mulheres, a partir dos 40 anos, afrodescendentes, com história familiar da doença. Isto não significa, porém, que não pode acometer outras pessoas de diferentes características.

O exame oftalmológico poderá detectar um aumento na escavação do nervo ótico assim como um aumento da pressão intraocular através do exame de tonometria.

À esquerda um nervo ótico de aspecto normal. À direita um nervo ótico em estágio avançado de glaucoma.

Além disso, o exame oftalmológico completo nos permitirá diferenciar os vários tipos de glaucoma (primário, secundário, angulo aberto ou angulo fechado).

Para um diagnóstico mais preciso e acompanhamento adequado, necessitamos de alguns exames complementares (além do exame ocular básico) para nos auxiliar, são eles:

Paquimetria: medida da espessura da córnea

A córnea é a estrutura transparente mais anterior do olho. Pessoas com a córnea mais fina, tem maior propensão ao glaucoma.

Resultado de imagem para cornea

Campimetria visual: medida objetiva do nosso campo visual

Este aparelho nos mostrará como está a visão periférica do paciente. O paciente fixará a visão em um ponto ao centro da máquina e ao redor piscarão luzes em diversas intensidades, que o paciente apertará um botão quando conseguir visualizá-las. Com isso conseguiremos avaliar os diversos setores do campo visual, estabelecendo um diagnóstico ou acompanhando uma possível progressão de perda visual.

Papilografia: fotografia do nervo ótico

A fotografia nos ajudará a observar pequenas mudanças que podem ocorrer no nervo ao decorrer do acompanhamento do paciente. Repetiremos este exame anualmente para avaliar se está havendo alterações no aspecto e na escavação do nervo ótico através da comparação dos exames realizados anteriormente.

Gonioscopia: é o exame do angulo entre a íris e a córnea

Local onde ocorre o escoamento do humor aquoso (liquido de dentro do olho).

Resultado de imagem para gonioscopia

Existe um tipo específico de glaucoma que chamamos “de angulo fechado” onde o aumento da pressão intraocular ocorre devido à um represamento do humor aquoso.

O tratamento do glaucoma se baseia basicamente em reduzir a pressão intraocular, que pode ser feita através de colírios e quando estes não são suficientes, cirurgia. Existem também alguns tipos de glaucoma que se beneficiam de tratamento à laser.

Bruno Martignago Coral
CRM-SC 26351 / RQE 16904

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Já fez sua revisão anual?

Agende sua consulta

É importante compreender que  doenças oftalmológicas podem ser prevenidas se diagnosticadas precocemente, aumentando as chances de sucesso do tratamento. Por isso, é recomendado que você faça, pelo menos, uma revisão anual oftalmológica. 

Contato

Obs: após o envio da sua solicitação nossa equipe entrará em contato para confirmar a disponibilidade do dia e horário pretendido.